Com as Eleições de 2018, o Congresso Nacional teve um dos maiores índices de renovação desde a redemocratização e vimos surgir muitos influenciadores digitais no cenário político; tudo isso, em meio à onda de desinformação que se espalhou por áudio, vídeos, fotos manipuladas e disparo em massa de mensagens. Em 2020, com a pandemia, as campanhas eleitorais tornaram-se inevitavelmente digitais e com isso outros desafios devem surgir para o Direito Eleitoral.
Com este olhar, estruturamos o Curso de Direito Eleitoral Digital intensivo e exclusivo para jornalistas, que visa capacitar e trazer reflexões sobre desafios contemporâneos no mundo eleitoral digital.
O objetivo do treinamento é capacitar e proporcionar esclarecimentos acerca do direito eleitoral digital entre outras dúvidas que costumam ocorrer durante as eleições. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (13) até dia 31 de outubro, através do formulário: https://forms.gle/y6T4HB6Brd2c97z56
O curso será ministrado por professores e pesquisadores do Instituto Liberdade Digital e é dividido em três horas de aula e 9 entrevistas exclusivas com diversos profissionais que trazem diversas perspectivas sobre os desafios das eleições de 2020.
Confira a programação:
- Criação e Função da Justiça Eleitoral
- Normas eleitorais
- Propaganda política
- Propaganda eleitoral digital
- Dilema entre propaganda eleitoral x manifestação espontânea
- Eleições e Mídias sociais
- Desinformação aplicada às deeps fakes
- Influenciadores digitais e as eleições
- A proteção dos dados pessoais nas eleições de 2020
*Não serão disponibilizados certificados de participação.