fbpx
Pular para o conteúdo

Factsheet: como a criptografia pode proteger jornalistas e a liberdade de imprensa

A criptografia é uma ferramenta projetada para ajudar os usuários da Internet a manter seus dados e comunicações online confidenciais e seguros. Ela pode desempenhar um papel fundamental na proteção de atividades digitais diárias, como transações bancárias e compras online, prevenindo vazamentos de dados e garantindo que as mensagens permaneçam privadas.

Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), os ataques virtuais – incluindo o vazamento de dados –  contra jornalistas apresentaram um salto em 2021, com um aumento de 104%. 

Em relatório divulgado pela organização Repórteres sem Fronteiras publicou o Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, e pela primeira vez em 20 anos, o Brasil entrou na “zona vermelha”, que sinaliza regiões do mundo onde a situação da imprensa é considerada difícil. O Brasil ocupa atualmente a 104ª posição entre 180 países, tendo enfrentado diversos desafios em relação à desinformação, violência política e ataques e violações de privacidade contra jornalistas nos últimos anos.

Dia 21 de outubro é o dia Global da Criptografia diversos eventos estão sendo planejados em todo o mundo para proteger a criptografia de ponta a ponta e derrotar quaisquer propostas que a prejudiquem.  Pensando nisso o ILD, realizou a tradução do documento “Encryption: How It Can Protect Journalists and the Free Press” elaborado pelo Committee To Protect Journalists e Internet Society.
Estão curiosos?

O arquivo está disponível para download no botão abaixo, mas se quiser dar uma conferida numa parte do material antes é só rolar a página!