fbpx
Pular para o conteúdo

Curso “Vieses na rede: somos o que consumimos?”

Conheça o curso sobre vieses do ILD!


O curso “Vieses na rede: somos o que consumimos?” foi construído e pensado para que cada um de nós possa se autoconhecer e compreender nossos próprios vieses e como eles influenciam a nossa participação no ambiente digital.

Ao longo de junho de 2021 ele ocorreu junto do acompanhamento da equipe ILD, totalmente remoto e gratuito, compreendendo vídeos gravados, materiais complementares e muitas reflexões.

E quer saber a melhor parte de tudo isso? O curso continua disponível!

É isso mesmo! Uma vez que o curso deixou de ser síncrono, com atividades acompanhadas pela Equipe ILD, decidimos abri-lo definitivamente e deixar o acesso livre para todos que tiverem interesse. Assim, caso você seja uma dessas pessoas, informamos que montamos uma playlist no youtube com todas as aulas, bem como um drive público com todos os materiais indicados pelos professores.

Pra saber mais sobre o curso, é só continuar lendo este post!

Sobre o curso

O presente curso é resultado de uma das fases do nosso projeto InCodes, a Qualificar, onde após levantar e coletar dados durante a escuta empática e o dar a voz, produzimos conteúdos relevantes para qualificar o debate acerca da criptografia, com base em todos os questionamentos trazidos nas fases anteriores.

O primeiro ciclo do Incodes focou na intersecção entre desinformação e criptografia. A partir das falas e dados levantados nesse ciclo, foi identificado que muitos dos nossos entrevistados enxergam que os vieses atuam como agravantes na disseminação de desinformação online; a partir disso, surgiu o tema do presente curso, que buscou explicar de que forma esses vieses são construídos e como atuam digitalmente.

Assim, pensamos em um curso totalmente virtual e gratuito com duas possibilidades de acompanhamento: uma via e-mail e outra via grupo do Facebook, sendo que esta segunda contava com a possibilidade de interação entre os participantes e também com a equipe ILD, que suscitava reflexões e debates ao longo do mês.

Ao todo, tivemos 246 inscrições de todas as regiões do país e inclusive algumas fora do país. O curso foi oferecido totalmente em português e todos os materiais indicados pelos professores possuem tradução/legenda.

O curso também se mostrou bastante plural entre faixas etárias; ainda que a maioria dos inscritos estivesse entre 21 a 30 anos, também tivemos participantes dos 15 até os 60 anos de idade.

A coordenação técnica do curso ficou com a nossa Diretora de Conteúdo, Maria Marinho. Os professores, bem como os temas das aulas por eles lecionadas, você confere abaixo:

Ao final do curso foi passado um questionário anônimo onde pedimos para que os alunos que acompanharam o curso dessem um feedback sobre a experiência. Se liga no que eles disseram:

Você não vai ficar fora dessa né?

Pronto para fazer uma autorreflexão e contribuir no combate à desinformação (fake news) nas redes?