Como se comporta o brasileiro nas redes sociais quando se depara com conteúdos de natureza política?
O projeto “Eleições: entre a razão e emoção” foi desenvolvido pelo ILD entre 2021 e 2022 com o intuito de analisar como os brasileiros e as brasileiras interagem com os conteúdos de natureza política nas redes sociais. Partiu-se da hipótese de que os vieses cognitivos exercem um papel na forma como as pessoas consomem conteúdos políticos e como decidem seu voto.
A partir de 24 questões de um questionário estruturado que obteve 408 respondentes, foram obtidos os resultados apresentados nos documentos abaixo. Os dados foram divididos em quatro partes: perfil dos respondentes, hábitos dos usuários das redes sociais no que se refere ao objeto da pesquisa, o perfil dos respondentes em relação à política e a interação com conteúdos políticos nas redes sociais.
Esperamos que os dados aqui apresentados possam contribuir com a qualificação do debate sobre o impacto da desinformação nas interações dos usuários nas redes sociais e nas suas escolhas políticas.
Você pode acessar os relatórios aqui:
No documento do relatório você encontra mais informações sobre a metodologia e os resultados da pesquisa;
O documento “curadoria” apresenta uma lista de sites e livros confiáveis e acessíveis que abordam os diferentes aspectos da desinformação política:
Em nosso glossário consta uma lista de 10 verbetes da temática os quais julgamos relevantes para o debate instaurado: