fbpx
Pular para o conteúdo

Curso “O golpe tá aí… Cai quem quer?”

Conheça o curso sobre golpes digitais do ILD!


O curso “O golpe tá aí… Cai quem quer?” surgiu com o objetivo de promover a circulação de informações e ferramentas sobre como se proteger de golpes virtuais. Ao longo de setembro de 2021 ele ocorreu de forma assíncrona, compreendendo vídeos gravados e materiais de facilitação gráfica.

O curso contou com 68 inscritos de diversas regiões do país. O intuito principal era a disseminação da informação, dessa forma, a divulgação ocorreu a partir de lista de e-mail dos inscritos e também via WhatsApp.

E quer saber a melhor parte de tudo isso? O curso continua disponível!

É isso mesmo! Após o envio dos materiais para todos os inscritos, decidimos abrir o curso definitivamente e deixar o acesso livre para todos que tiverem interesse. Assim, caso você seja uma dessas pessoas, informamos que montamos uma playlist no youtube com todas as aulas, bem como um drive público com os materiais de facilitação gráfica produzidos.

Pra saber mais sobre o curso, é só continuar lendo este post!

Sobre o curso

O presente curso é resultado de uma das fases do nosso projeto InCodes, a Qualificar, onde após levantar e coletar dados durante a escuta empática e o dar a voz, produzimos conteúdos relevantes para qualificar o debate acerca da criptografia, com base em todos os questionamentos trazidos nas fases anteriores.

O segundo ciclo do Incodes focou na intersecção entre criptografia e segurança. A partir das falas e dados levantados nesse ciclo, a segurança no ambiente digital bem como o desconhecimento de como agir em casos de golpe foram identificados como pontos essenciais de sensibilização sobre o tema.

Assim, pensamos em um curso totalmente virtual e gratuito que também pudesse ser facilmente compartilhado via WhatsApp. Dessa forma, o formato do curso deu-se por links do youtube e materiais imagéticos que poderiam ser compartilhados com quaisquer outras pessoas, independentemente de inscrições. Todas as facilitações gráficas estão disponíveis no drive citado acima, porém você pode conferir alguma delas clicando nas imagens abaixo!

O curso foi dado pelas pesquisadoras do ILD Alinne Lopes, Ana Julia Bernardi, Camila Tsuzuki, Giovanna Guilhem, Maria Marinho e Roberta Battisti, tendo apoio técnico dos especialistas Alessandro Barreto e Fernanda Monteiro para sua elaboração.

Você não vai ficar de fora dessa, né?

Pronto para usar o ambiente digital de forma mais consciente e segura?