fbpx
Pular para o conteúdo

InCodes: Resumo Executivo do ciclo de Desinformação

O projeto Incodes tem como objeto o exame do tratamento da criptografia no Brasil. Tema técnico, ainda pouco explorado do ponto de vista regulatório e pouco conhecido pela sociedade. O projeto foi dividido em três ciclos temáticos: desinformação, segurança e economia. Cada ciclo é composto de quatro fases: escuta empática, dar a voz, qualificar e conectar. Este relatório compreende os resultados identificados na primeira fase do ciclo de desinformação. O objetivo desta fase foi identificar a percepção dentre os entrevistados sobre a relação entre criptografia e desinformação, espaços de consensos, dissensos, lacunas e possíveis conexões a serem aprofundadas posteriormente, seja em função de temas ou de setores envolvidos com criptografia.

Neste primeiro ciclo, realizamos 38 entrevistas, das quais 36 foram realizadas por videoconferência e 2 por escrito. Escutamos profissionais de múltiplas áreas e que estão conectados aos temas em pauta: juízes, advogados, pesquisadores, jornalistas, políticos, ativistas de diferentes áreas e especialistas em tecnologia. 55,3% dos entrevistados se declararam do sexo masculino e 44,7% do sexo feminino. Destes, 60,53%  estavam alocados no Sudeste, 18,24% no Sul, 10,53% no Nordeste, 5,26% eram de outros países e apenas 2,63% do Norte e 2,63% do Centro-Oeste.

Qual o conceito de desinformação? Existe relação entre desinformação e criptografia? Quais medidas são mais efetivas para combater a desinformação? Quais desafios foram impostos pela Desinformação?

Nossa pesquisa apontou que as ações em favor da qualificação do debate e da conexão entre os setores que impactam e são impactados pelo processo de desinformação passam pelo desenvolvimento de conteúdos precisos que evidenciem: o que é criptografia, suas modalidades, aplicabilidades e limitações, diferentes posicionamentos sobre o tipo e função de uma possível resposta legislativa para o problema da desinformação, cursos que fomentem o senso crítico e a capacitação das pessoas para o diálogo construtivo no ambiente digital e o esclarecimento sobre os espaços de colaboração entre plataformas e setor público.

Confira a resposta para essas e outras questões no Resumo Executivo do Primeiro Relatório do Projeto Incodes, que teve como pauta a desinformação e a criptografia e venha decodificar a criptografia conosco.